segunda-feira, 29 de junho de 2015

Just in time - Processo produtivo: Logística Empresarial

O JIT não é um objetivo facilmente atingível A principal meta do JIT é o alcance de Estoque Zero, confinado não apenas dentro de uma só empresa, mas por meio de toda uma cadeia de suprimentos. Mesmo para atingir sucesso parcial, é necessário pensar longe, além da finalidade do controle de estoque por si só, contemplando virtualmente todos os aspectos do controle gerencial (HUTCHINS, 1993). Um dos problemas enfrentados pelo JIT é o estoque de matéria-prima. A matéria-prima pode ser mantida pela imprevisibilidade da qualidade dos fornecedores, mas também por razões internas, como falta de esmeradas previsões de demanda, quebra de alguma máquina ou equipamento, perda relacionada à qualidade do produto e outras. O JIT não é um objetivo facilmente atingível; é um termo recentemente popular para descrever o tipo de sistema que resulta da adoção de uma abordagem de integração total de sistema. O termo pretende transmitir a ideia de que os três principais elementos de manufatura – recursos financeiros, equipamento e mão de obra – são colocados somente na quantidade necessária e no tempo requerido para o trabalho. Uma vez que o desenvolvimento de processos e produtos de alta qualidade é uma responsabilidade de toda empresa, e não somente de uma única área, a palavra manufatura inclui todas as funções da empresa (isto é, engenharia, produção, vendas, finanças, controle de qualidade, etc.) e não somente produção. Para se obter o máximo de benefício de um sistema de manufatura just in time é necessário criar uma nova mentalidade de gestão empresarial. O JIT surgiu no Japão, nos meados da década de 70, sendo sua ideia básica e seus desenvolvimentos creditados à Toyota Motor Company, a qual buscava um sistema de administração que pudesse coordenar a produção com a demanda específica de diferentes modelos e cores de veículos com o mínimo atraso. Contudo, o JIT é muito mais do que uma técnica ou um conjunto de técnicas de administração de produção, sendo considerado como uma completa “filosofia, a qual inclui aspectos de administração de materiais, gestão da qualidade, arranjo físico, projeto do produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos”. Embora haja quem diga que o sucesso do sistema de administração JIT esteja calcado nas características culturais do povo japonês, mais gerentes e acadêmicos têm-se convencido de que esta filosofia é composta de práticas gerenciais que podem ser aplicadas em qualquer parte do mundo. Algumas expressões são geralmente usadas para traduzir aspectos da filosofia just in time: - Produção em estoque; - Redução do custo de materiais: são as reduções diretas em aquisição, recepção, inspeção e custos de armazenagem; - Manufatura de fluxo contínuo; - Esforço contínuo na resolução de problemas; -Melhoria contínua dos processos;

Nenhum comentário:

Postar um comentário